Captura de Tela 2021-06-30 às 23.55_edited.jpg

Câncer de Cabeça & Pescoço

As neoplasias  de cabeça e pescoço incluem aqueles tumores malignos que acometem mais comumente a cavidade oral, os seios da face, a nasofaringe, a orofaringe, a hipofaringe , a laringe, além das glândulas salivares e tireóide.

Esses tumores correspondem a 3% de todos os tipos de câncer, sendo que a cavidade oral e a laringe são as regiões com maior incidência.

incidência 2020

Fonte: INCA 2020

FATORES DE RISCO

O principal fator de risco é o TABAGISMO, que associado à ingestão exagerada de álcool, tem o seu risco consideravelmente aumentado. 

O HPV , conhecido como o papilomavírus, também tem um potencial carcinogênico, especialmente em região da cavidade oral e orofaringe. 

O Epstein-Barr vírus é outro vírus relacionado ao desenvolvimento do câncer , mais comum em  Nasofaringe, mais incidente em descendentes orientais.

SINAIS E SINTOMAS

É importante atentar-se em lesão na cavidade oral  que não cicatriza e aumenta progressivamente de tamanho , com dor local, sangramento e mal cheiro.

Em alguns casos a pessoa inicia com um quadro gradativo de dificuldade da deglutição do alimento. O surgimento de rouquidão também deve ser investigada e acompanhada, além disso Gânglios  endurecidos com aumento persistente no pescoço, muitas vezes sem dor, podem ser uma primeira manifestação clinica.

 

Boa parte dessas lesões , em especial as de cavidade oral, é diagnosticada pelo dentista 

Os tumores mais internos são detectados através de um exame fundamental chamado LARINGOSCOPIA, realizada por um otorrinolaringologista ou cirurgião de cabeça e pescoço.

 

TRATAMENTOS

Os principais tratamentos das neoplasias de cabeça e pescoço são radioterapia, geralmente associada a quimioterapia radiossensibilizante, imunoterapia e cirurgia,  que podem acontecer de forma sequencial ou isolada a depender do estadiamento, perfil do caso e indicação dos médicos especialistas. Em alguns tipos histológicos de neoplasia da tireóide pode ser necessário o emprego de radio-iodoterapia.