Câncer de Cabeça & Pescoço
As neoplasias de cabeça e pescoço incluem aqueles tumores malignos que acometem mais comumente a cavidade oral, os seios da face, a nasofaringe, a orofaringe, a hipofaringe , a laringe, além das glândulas salivares e tireóide.
Esses tumores correspondem a 3% de todos os tipos de câncer, sendo que a cavidade oral e a laringe são as regiões com maior incidência.
Fonte: INCA 2020
FATORES DE RISCO
O principal fator de risco é o TABAGISMO, que associado à ingestão exagerada de álcool, tem o seu risco consideravelmente aumentado.
O HPV , conhecido como o papilomavírus, também tem um potencial carcinogênico, especialmente em região da cavidade oral e orofaringe.
O Epstein-Barr vírus é outro vírus relacionado ao desenvolvimento do câncer , mais comum em Nasofaringe, mais incidente em descendentes orientais.
SINAIS E SINTOMAS
É importante atentar-se em lesão na cavidade oral que não cicatriza e aumenta progressivamente de tamanho , com dor local, sangramento e mal cheiro.
Em alguns casos a pessoa inicia com um quadro gradativo de dificuldade da deglutição do alimento. O surgimento de rouquidão também deve ser investigada e acompanhada, além disso Gânglios endurecidos com aumento persistente no pescoço, muitas vezes sem dor, podem ser uma primeira manifestação clinica.
Boa parte dessas lesões , em especial as de cavidade oral, é diagnosticada pelo dentista
Os tumores mais internos são detectados através de um exame fundamental chamado LARINGOSCOPIA, realizada por um otorrinolaringologista ou cirurgião de cabeça e pescoço.
TRATAMENTOS
Os principais tratamentos das neoplasias de cabeça e pescoço são radioterapia, geralmente associada a quimioterapia radiossensibilizante, imunoterapia e cirurgia, que podem acontecer de forma sequencial ou isolada a depender do estadiamento, perfil do caso e indicação dos médicos especialistas. Em alguns tipos histológicos de neoplasia da tireóide pode ser necessário o emprego de radio-iodoterapia.