Câncer de Mama
O tratamento de câncer de mama com radioterapia, geralmente ocorre após a cirurgia ou a quimioterapia. A radioterapia, neste caso, tem um importante papel no controle local da doença, ou seja, diminui o risco de recorrência do tumor.
Salvo excessões, a radioterapia está indicada sempre que a paciente for submetida à cirurgia conservadora (cirurgia em que se preserva a maior parte da mama).
Caso a paciente tenha sido submetida à mastectomia ( retirada total da mama), a radioterapia terá indicação em casos mais avançados e/ou em casos em que haja fatores prognósticos desfavoráveis, avaliados durante a consulta.
REAÇÕES ADVERSAS
As principais reações agudas, decorrentes da irradiação da mama estão relacionadas à alterações na pele:
Prurido – coceira na região irradiada
Radiodermites – apresentam-se na forma de vermelhidão da pele na região irradiada e pode haver ardor local. Em alguns casos pode estar associada a bolhas e descamação ( seca ou úmida)
Hipercromia - escurecimento da pele em local irradiado
Mastalgia - dor ou ardor na mama irradiada
Hipersensibilidade - a pele e região do mamilo ficam mais sensíveis com o tratamento e pode levar à sensação de ardor local.
ORIENTAÇÕES E CUIDADOS
1) Evitar uso local de medicamentos, cremes, desodorantes e outros produtos não prescritos pelo seu médico.
2) Evitar exposição solar da área irradiada.
3) Evitar roupas e soutiens apertados e dar preferência a tecidos de algodão
4) Após o banho, enxugar sem esfregar toalha na área de tratamento
5) Hidratação – Ingestão diária de água (cerca de 2L/dia), caso não haja contra-indicação por outras comorbidades. A hidratação local com hidratante também é recomendada
6) Compressas frias de “chá de camomila” (sem açúcar) para irritação e ardor da pele: 3 a 4 x/dia no local em tratamento