TUMORES CEREBRAIS

De forma geral, podemos classificar os tumores cerebrais em duas categorias: os primários e os secundários. Os tumores cerebrais primários são aqueles que tiveram sua origem diretamente no cérebro e os secundários são aqueles também presentes no cérebro, porém decorrentes de um tumor, que se originou em uma outra região do corpo, o qual lança células neoplásicas na corrente sanguínea que se instalam no parênquima cerebral. Esse último processo é denominado metástase à distância.
Através da investigação oncológica é possível diferenciar um tipo do outro. Essa investigação compreende, via de regra, exames de imagem e avaliação anatomopatológica sempre que factível.
A abordagem terapêutica muda conforme a categoria do tumor, além de suas características histopatológicas, quantitativas, clinicas e localização anatômica no Sistema Nervoso Central.
Na maioria dos casos , especialmente diante de neoplasias malignas, o tratamento principal é cirúrgico com complementação da radioterapia.
Quando há contra-indicação cirúrgica por algum motivo, a Radioterapia cerebral, em especial a Radiocirurgia ou Radioterapia Estereotáxica passam a ser os tratamentos preferenciais, com importantes resultados.