ETAPAS

 

 

PRIMEIRA CONSULTA

 

Na primeira consulta será realizada a avaliação de indicação de Radioterapia. Para isso é necessário que o paciente leve no agendamento, no mínimo o encaminhamento médico oncológico, o anatomopatológico (resultado da biópsia ou peça cirúrgica), os exames laboratoriais e os exames de imagem (com respectivos laudos).

Neste dia o paciente é submetido a exame físico geral e específico, sendo interessante o uso de trajes confortáveis e de fácil manuseio.

 

PLANEJAMENTO

 

Para que o paciente possa iniciar o tratamento, é necessário realizar o planejamento que pode ser simples em casos de tumores superficiais tratados com energia de elétrons ou   através de tomografias quando utilizada a técnica conformacional 3D ou mais avançadas como IMRT.

A maioria dos planejamentos exige a marcação, muitas vezes definitiva, de pontos de referência na pele  em regiões estratégicas, fundamentais para a reprodutibilidade do tratamento.

 

- Tomografia de planejamento

As tomografias de planejamento são realizadas com posicionamento pré-determinado pelo médico, de acordo com o caso. São utilizados imobilizadores com a intenção de reduzir ao máximo os movimentos e viabilizar a reprodutibilidade.

Após a realização da tomografia, as imagens vão para um software especifico de planejamento, que possibilita ao médico radio-oncologista delinear as estruturas alvos e as estruturas de proteção, com a finalidade de garantir que a maior dose seja entregue ao tumor e a menor dose aos tecidos sadios, respeitando os limites de tolerância estabelecidos.

 

Com a prescrição e as informações médicas definidas, o físico dá início aos cálculos, na tentativa de compor dosimetricamente o tratamento proposto. O planejamento é reavaliado pelo médico para liberação do Histograma Dose-Volume (DVH) e caso esteja dentro dos padrões aceitáveis, o início do tratamento é liberado.

 

- Imagens de liberação

 

Uma vez que o planejamento seja aprovado, previamente ao inicio do tratamento, são realizadas as imagens de conferência para assegurar a reprodutibilidade terapêutica, através do posicionamento adequado.

 

TRATAMENTO

 

As aplicações ocorrem de segunda à sexta, ficando os finais de semana reservados para descanso e recuperação dos tecidos sadios, incluídos no campo de tratamento.

O número de aplicações é definido no dia da primeira consulta ou após finalizado o todo o planejamento, de acordo com o caso avaliado e a finalidade do tratamento.

 

- Imagens de controle

 

Assim como  acontece previamente ao inicio das sessões de radioterapia, durante o tratamento são realizadas as imagens de controle  periodicamente, para assegurar a reprodutibilidade do do tratamento de acordo com planejado.

 

REVISÕES

 

Periodicamente serão realizadas as revisões com o objetivo de avaliar queixas, dúvidas e possíveis reações adversas. Caso seja necessário o médico fará prescrições de medicações e prestará as devidas orientações para o bom andamento do tratamento.

 

ALTA

 

Na alta, o médico da Radioterapia fará a avaliação final e entregará ao paciente um relatório do tratamento realizado, que deverá ser entregue ao médico de  origem.