Estadiamento
O que é Estadiamento?
Estadiamento é o processo em que se determina a quantidade, a localização e a distribuição do câncer no corpo. Descreve a severidade do câncer no indivíduo baseado na magnitude do tumor primário ( tumor original), bem como a extensão e disseminação da doença.
A compreensão do Estadio do câncer auxilia a equipe médica a estimar prognóstico e desenvolver o manejo para o melhor plano de tratamento. Além disso o Estadiamento fornece uma linguagem comum entre os médicos das diferentes especialidades que lidam com o caso do paciente, influenciando na tomada de decisão do tratamento do paciente.
Quais são os tipos de Estadiamento?
1) Estadiamento Clínico: baseado no exame físico, exames de imagem, exames laboratoriais e biópsias
2) Estadiamento Patológico: é baseado no achado cirúrgico oncológico. Os exames decorrentes do estadiamento clínico podem ser úteis para complementar o estadiamento final.
3) Estadiamento pós terapia ou pós terapia neoadjuvante: baseada nos achados pós primeiro tratamento realizado antes do tratamento definitivo, caso este último seja factível.
4) Re-estadiamento: baseado em novos exames de estadiamento clínico e/ou cirúrgico quando a doença volta depois de um tempo decorrente do tratamento definitivo.
O que é avaliado no Estadiamento?
1) Localização do tumor primário
2) Tamanho e extensão dos tumores
3) Acometimento de linfonodos ( gânglios próximo e distantes ao tumor original)
4) Presença ou ausência de disseminação da doença em diferentes áreas do corpo
O que é necessário para o médico realizar o Estadiamento?
1) Exame físico
2) Exames de imagem
3) Exames laboratoriais
4) Relatório Anátomo-patológico ( decorrente de biópsia ou da peça cirúrgica)